domingo, 31 de dezembro de 2017

“A Luz está Chegando”


O Advento, do latim Adventus: “chegada”, ou Adveniat Lucem: “a luz está chegando”, é o primeiro tempo do Ano Litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.

O Advento recorda a dimensão histórica da salvação, evidencia a dimensão escatológica do mistério cristão e nos insere no caráter missionário da vinda de Cristo. Ao serem aprofundados os textos litúrgicos desse tempo, constata-se na história da humanidade o mistério da vinda do Senhor Jesus, que de fato se encarna e se torna presença salvífica na história, confirmando a promessa e a aliança feita ao povo de Israel. Deus que, ao se fazer carne, plenifica o tempo (Gl. 4.4) e torna próximo o Reino (Mc. 1.15).

O Advento recorda também o Deus da Revelação. Aquele que é, que era e que vem (Ap. 1. 4-8), que está sempre realizando a salvação, mas cuja consumação se cumprirá no “dia do Senhor”, no final dos tempos.

O caráter missionário do Advento manifesta-se na Igreja pelo anúncio do Reino e a sua acolhida pelo coração do homem até a manifestação gloriosa de Cristo. Não se pode esquecer que toda a humanidade e a criação vivem em clima de advento, de ansiosa espera da manifestação cada vez mais visível do Reino de Deus.

Um dos símbolos do Advento é a Coroa ou Guirlanda de Advento. Ela é feita de galhos sempre verdes entrelaçados, formando um círculo, no qual são colocadas 4 grandes velas representando as 4 semanas do Advento, que antecedem o Natal.

A coroa ou guirlanda é formada por uma grande quantidade de símbolos:

A forma circular
O círculo não tem princípio, nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim (Jr. 10.10a), e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar. Além disso, o círculo dá uma ideia de “elo”, de união entre Deus e as pessoas, como uma grande “Aliança” (Gn. 17.7).

As ramas verdes
Verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a Sua graça, o Seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida. Bênçãos que nos foram derramadas pelo Senhor Jesus, em Sua primeira vinda entre nós, e que agora, com esperança renovada, aguardamos a sua consumação, na Sua segunda e definitiva volta (Tt. 2.11-13). Os ramos dos pinheiros permanecem verdes apesar dos rigorosos invernos, assim como os cristãos devem manter fé e a esperança apesar das tribulações da vida.

A fita vermelha
A fita e o laço vermelho que envolvem a guirlanda simbolizam o amor de Deus ou o próprio Espírito Santo a embalar toda criação que é remida com a chegada de Jesus (1 Jo. 4.9).

As bolas
As bolas simbolizam o fruto do Espírito Santo que brota no coração de cada cristão (Gl. 5.22-23).

As quatro velas
As quatro velas da coroa simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento. No início, vemos nossa coroa sem luz e sem brilho. Nos recorda a experiência de escuridão do pecado. À medida em que vai se aproximando o Natal, vamos ao passo das semanas do Advento, acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada, em meio de nós, do Senhor Jesus, a luz do mundo, que dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada (Is. 9.2; Jo. 8.12).

Foi especial celebrar o Advento em nossa comunidade. Cristo, a Luz do mundo chegou para ser compartilhada. Foi importante convidar parentes e amigos permitindo que a Luz continue tocando os corações de perto e de longe até que o reino seja pleno em glória e louvor ao Criador. 



Por Beatrice Koopmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...