quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Fé e Cidadania


A IGREJA E O VOTO

___________________________________________________________

O outubro está se aproximando e com isto nosso senso de responsabilidade com o Brasil se aguça. Não apenas o senso de responsabilidade da igreja com o Brasil, mas do cidadão com o Brasil, especialmente aquele que também é cidadão do Céu.


Quem vota não é a igreja, mas o cidadão. Não é papel da igreja adotar um candidato ou um partido, mas orientar sobre como votar, orar pelos governantes, confrontá-los com respeito bem como reconhecê-los em seus acertos. Por isso, precisamos ter em mente algumas coisas:


1. Deus nos deu o privilégio de viver em um país democrático. Votar é um privilégio e responsabilidade para ser exercida com consciência.


2. Não podemos esperar que todos ou um único candidato ou partido encarne os valores do Reino de Deus em seu programa de governo ou político.


3. Nenhum partido tem o privilégio de ser o partido do mal nem outro ser o partido do bem. Todos pecaram e carecem da glória de Deus (Romanos 3.23).


4. Ao escolher um candidato, em oração, devemos ter em mente perguntas relacionadas com temas que estão sendo discutidos ou serão discutidos nos próximos quatro anos:


- Ele(a) é a favor ou contra o aborto?
- Qual a posição dele(a) quanto às questões envolvendo a sexualidade dos indivíduos?
- Qual a posição ou luta do candidato(a) no que diz respeito a justiça social e à corrupção?
- O candidato(a) demonstra compromisso com os valores da democracia e liberdade de expressão?
- O candidato demonstra coerência com a liberdade religiosa que nossa constituição prevê?
- O candidato(a) tem um plano para cuidar melhor do planeta?


Ore e vote com fé
Neste momento não podemos votar sem termos as informações que precisamos para fazer uma escolha sábia. Por isso pesquisemos e em um exercício espiritual também façamos nossa escolha, uma escolha pessoal e com temor a Deus (Provérbios 1.8).


Ao mesmo tempo, levantemos nossas orações pelos governantes como diz a Palavra (1 Timóteo 2.1,2), pois isto é agradável ao Senhor.

Presbitério da Igreja Batista do Morumbi-SP
Publicado com Permissão http://www.ibmorumbi.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...